Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
20/02/2024
ROTEIROS
CAMPINAS

Dia 17/07


 


 

Alambique Porto Brasil - Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes

 

Comandado pelo produtor Vinicius Thomazzetto, um tour mostra todo o processo de fabricação e o trabalho artesanal em torno das cachaças locais. A aguardente no alambique é produzida de forma sustentável e a colheita da cana é feita manualmente para garantir sua qualidade. No Porto Brasil não é utilizado nenhum processo químico.



Casa San Fior - Louveira - Circuito das Frutas

O charmoso empório funciona como extensão do sítio do produtor Antônio Nelson Pagotti e sua família, onde há 80.000 parreiras das variedades Bordeaux, Vitória, Isabel e Niágara. Algumas delas podem ser vistas logo na entrada no terreno, onde fica a pequena loja. Impossível não provar as uvas direto do pé. O lugar cultiva também caqui, figo e outras frutas típicas da região e oferece no quiosque vinagre e picles de caqui, vinagre balsâmico, vinhos de mesa, biscoitos e doces artesanais.


Kalango Cervejaria Artesanal - Americana - Bem Viver - A fábrica começou a funcionar em 2016, depois de vários testes e produções em casa. Em 2019, os sócios abriram um bar bem decorado para atender a clientela e criar uma maior identificação com o consumidor local. Hoje, a Kalango Cervejaria Artesanal oferece rótulos fixos da bebida e novidades semanais. Destaque na carta para a premiada Cacau Stout, cerveja escura do estilo dry stout, de corpo leve e baixo teor alcoólico. A marca também faz um produto colaborativo com uma padaria local aproveitando as sobras de pão.

Dia 18/07
Fazenda Atalaia - Amparo - Águas e Flores Paulista - Com cerca de 160 anos, a fazenda produz e comercializa mais de 70 itens, entre queijos e derivados do leite, sendo o de maior destaque o Queijo Tulha, que conquistou medalha de ouro em 2016, no internacional World Cheese Awards. Além de um completo café da manhã servido de quarta-feira a domingo no salão do galpão, o local oferece almoço com pratos típicos da região. Entre as opções estão o antepasto de berinjela com pão assado na hora; salada de folhas fresquinhas com fatias de queijo Nuvem, branco, firme por fora e muito cremoso por dentro; polenta com frango caipira; e doce de abóbora em cubos servido com sua calda e creme de leite fresco.

Botequim da Estação - Jaguariúna - Águas e Flores Paulista - Localizado na estação ferroviária de Jaguariúna - importante ponto turístico da cidade que até hoje recebe a visita da locomotiva nos finais de semana -, o Botequim tem como carro-chefe a tradicional picanha na pedra. Além desse preparo, o cardápio atual oferece panquecas, massas, drinques e sobremesas autorais.

Empório Cavalo de Tróia - Lindóia - Águas e Flores Paulista - O empório é um verdadeiro conglomerado de histórias e produtos artesanais. Há destilados, vinhos e outras bebidas fermentadas, além fubá, farinha e sucos. Destaque para o sorvete que ganhou fama por conta de seus sabores inusitados de gengibre, abacaxi ao vinho, café e queijo. Um espaço com colunas imponentes, decorado com azulejos que formam desenhos que remetem à Grécia antiga são caminho para o auditório montado para receber estudantes e para realizar apresentações sobre a produção das bebidas. Tem ainda uma cave que chama atenção.

Rancho do Leitão - Lindóia - Águas e Flores Paulista - Localizado à beira do Rio do Peixe, o restaurante de comida caipira traduz no prato a beleza da simplicidade do campo. A pancetta de rolo, carro-chefe, é servida com tutu de feijão, couve picada bem fininha, linguiça produzida no local, arroz branco e salada. Há ainda opções como cortes bovinos grelhados, moqueca de pintado, tilápia à parmegiana e outros. O restaurante tem salão ao ar livre e um parquinho para as crianças com escorregadores, balanças e afins.


Dia 19/07
Roda de Carroça - Atibaia - Circuito das Frutas - Comandado por Mauro Pires Loureiro, o sítio faz queijos, goiabada de corte, requeijão, iogurte, doce de leite, massas e biscoitos. O local é aberto à visitação não só para que as pessoas adquiram os produtos, mas também para conhecerem o rebanho que produz o leite utilizado na fabricação e os demais animais criados pela família Loureiro. Quem gosta de comida da roça precisa provar o "almoço caipira".

Rancho da Linguiça - Santa Barbara D'Oeste - Bem Viver - Local perfeito para apreciar comida da roça autêntica, saborosa e farta. É conhecido como o melhor restaurante da região por causa de uma de suas especialidades: a carne de porco. No ambiente amplo e arejado, uma cachaça artesanal é oferecida de cortesia para degustar com a linguiça, o torresmo, a costelinha e a pancetta, que são as estrelas do variado cardápio. Tudo feito no fogão a lenha. Os produtos são também vendidos no armazém que fica no restaurante.

Restaurante Origem - Vinhedo - Circuito das Frutas - Comandado pelos empresários Rodrigo Rivellino, Beto Elias e Ricardo Capucci, o restaurante é destino gastronômico para quem procura um respiro do cotidiano. A casa valoriza ingredientes locais que conectam o lugar com pequenos produtores da região em um cardápio com sugestões à la carte e, durante a semana, self servisse, com opções ricas em vegetais, legumes e grãos, pães, tortas e opções quentes. Há ainda sanduíches e sobremesas, como a torta rústica de maçã assada na lenha. Do bar saem coquetéis preparados com ingredientes da horta local e a adega abriga 1500 garrafas com rótulos tradicionais e vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos.


Dia 20/07
Restaurante Maggiorana - Tietê - Roteiro dos Bandeirantes - A comida caseira no melhor estilo de mãe ou de avó é o carro-chefe nessa tradicional casa em Tietê. Devido à colonização italiana dessa região, o frango com polenta é um dos pratos mais pedidos do cardápio que apresenta mais de 60 sugestões. O restaurante ocupa um casarão do século passado, totalmente conservado, com pé-direito alto e área externa arejada. A responsável por todo o capricho é a proprietária Neusa Bueno Marcelo.

Sítio São José - Campinas - Bem Viver - Lugar para toda a família, principalmente as crianças que adoram o contato com os animais. Além de um restaurante, há um espaçoso café com arquitetura em madeira típica de uma fazenda dos Alpes suíços. Atualmente, o foco da plantação é o milho, ingrediente que rende boas receitas como pamonhas doces e salgadas, curau e suco. Vale provar também o café, plantado no local, preparado no fogão a lenha e servido com um pedaço de bolo.

Cabanha Campestre 53 - Joaquim Egídio - Bem Viver - Ambrosia, doce de leite, queijo minas, queijo tipo boursin e pão de queijo em forma de waffle são algumas das receitas que valorizam o produto original da Cabanha Campestre: o leite de ovelhas. Localizado em um loteamento rural de 30.000 metros quadrados, área de proteção ambiental na Serra das Cabras, tem preocupação com a produção sustentável e cuidado com a criação dos animais, valores que vêm sendo desenvolvidos em projetos educativos com crianças de 1 a 6 anos. A propriedade recebe visitantes aos domingos com agendamento.


Dia 21/07
Participação em workshop de um dia, que inclui aula-show com Carole Crema, Chef Madrinha da rota, no SENAC Campinas.


Dia 22/07
Passeio livre pela feira gastronômica aberta ao público, que reúne produtores artesanais e outros estabelecimentos.



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite